A chamada escola dos Annales é um movimento Historiográfico que se constitui em torno do periódico acadêmico francês denominado, "Annales
d’Histoire Économique et Sociale", que surgiu na França e foi fundada por Lucien Febvre e Marc Bloch em 1929. Ao longo da década de 1930, a revista se tornaria
símbolo de uma nova corrente historiográfica identificada como Escola
dos Annales.
A proposta inicial do periódico era se livrar de uma
visão positivista da escrita da História que havia dominado o final do século
XIX e início do XX. Sob esta visão, a História era relatada como uma crônica de
acontecimentos, o novo modelo pretendia substituir as visões breves anteriores
por análises de processos de longa duração com a finalidade de permitir maior e
melhor compreensão das civilizações das “mentalidades”.
O novo movimento
historiográfico foi muito impactante e renovador, colocando em questionamento a
historiografia tradicional e apresentando novos e ricos elementos para o
conhecimento das sociedades. Apresentava uma História bem mais vasta do que a
que era praticada até então, apresentando todos os aspectos possíveis da vida humana ligada à análise das estruturas. Toda esta mudança possibilitou uma nova
maneira de ver e analisar as fontes históricas.
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