sexta-feira, 14 de outubro de 2016

UPPs: A solução em crise!

     A saída de Beltrame da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro foi a grande surpresa da semana. Especialistas afirmam que isso já era sinalizado pelo próprio Secretário em suas aparições públicas. Desta forma, este fato nos leva a refletir um pouco sobre o famoso "projeto UPPs". Desde 2008, José Mariano Beltrame, está a frente da pacificação das comunidades, até então, dominadas pelo tráfico de drogas no RJ. Com sua saída, nos resta a dúvida: será que as UPPs foram realmente um bom negócio? Creio que a resposta é sim, contudo, o que se consegue entender é que faltou o restante dos "braços" do Estado nas regiões pacificadas. Entrou a polícia, reprimiu as atividades ilícitas, porém, os recursos estatais como: projetos sociais, limpeza urbana, transporte público, saneamento, cultura, educação...não entraram, deixando para a polícia toda a demanda de necessidades da comunidade.

    O próprio Secretário Beltrame já havia se posicionado sobre a falta das outras funções do Estado nas áreas pacificadas. Ora, se o Estado foi alertado sobre a falta, poque não solucionou o problema? Por falta de dinheiro? Ou será por má gestão? As respostas já foram dadas no decorrer deste ano, vale lembrar que o Rio de Janeiro passa pela pior crise financeira da sua história.

     A solução para a crise que vive o "projeto UPPs" ainda esta muito distante, Policiais com salários atrasados, trabalhando sem receber o regime adicional de serviço a meses... Só distanciam a resolução do problema. Enquanto isso o crime organizado está retomando territórios e quem sofre com tudo isso, como sempre, é a população. Pensem nisso!

     Abaixo seguem alguns artigos sobre as UPPs que merecem ser apreciados. 



 UPPs texto I       UPPs texto II  

 UPPs texto III     UPPs texto IV

 UPPs texto V

                                                
     

Um comentário:

  1. É uma vdd...está em crise o que já foi uma solução. Os textos que foram disponibilizados esclarecem bastante, apesar de não concordar com tudo. Sensacional a idéia desse blog.

    ResponderExcluir